Deixamos um pequeno
texto retirado do Modelo de Literacia Inicial (Beggining Literacy Framework)
![Resultado de imagem para ler](https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS22zV7VjypQ8wlVv6th7kPJMOvFMsZNKp_FaBNFf7AiwPhjW-X)
Como professores, muitas vezes achamos que não existem materiais apropriados para
os nossos alunos. Muitas vezes achamos que temos que modificar, criar ou procurar
os materiais adequados. Na indústria, temos que ser capazes de identificar e /ou criar
materiais que não sejam apenas apropriados à idade e motivadores mas também
adequados ao seu nível de literacia.
Os alunos precisam de:
• Materiais que correspondam às suas capacidades: temos que perceber o nível de
literacia do aluno e adequar materiais às suas competências. É fundamental fornecer
materiais e formação, de modo a que o aluno possa avançar nas suas competências
leitoras.
• Oportunidades de leitura: É crucial certificarmo-nos que o material electrónico
fornece aos alunos oportunidades de leitura. Tantas vezes pomos o computador
a ler tudo para os nossos alunos. Por vezes, eles precisam menos de ajuda e mais
oportunidades para ler partes do texto, para elaborar as suas próprias histórias (fingem
ler) enquanto olham para livros e oportunidades para ler textos convencionais.
• Materiais baseados em padrões: É cada vez mais necessário fornecer materiais
relevantes e ligados aos padrões curriculares. Isto impulsiona a participação, a
inclusão e a responsabilidade dos alunos.......etc
Mais informação ...no blogue do cantic ...