Com as nossas mãos realizamos os espinhos do "bonitão" ouriço.
São mesmo irmãos!
O ouriço-cacheiro é um mamífero pequeno com as costas cheias de picos. Sabias que os picos do ouriço são feitos de pêlos duros muito, muito juntinhos?
- Apesar dos seus espinhos, não penses que o ouriço é muito corajoso. Só anda pela floresta depois do fim do Inverno. É que até essa altura está muito frio e por isso estão dentro da toca a dormir muito enrolados. Estão a hibernar.
- Quando chega a Primavera, acordam e vão procurar comida. Quando não está a dormir, o ouriço-cacheiro passa o tempo todo a caçar. Ele é muito guloso! Come de tudo: caracóis, lesmas, insectos, arganazes e ratos.
- Chegam mesmo a atacar cobras venenosas! Sem medo do veneno, que não consegue passar pelos seus picos, ele mata-as e come-as.
- Os filhotes de ouriço-cacheiro nascem cegos e sem pêlos. Mas passadas apenas algumas horas começam a aparecer uns picos pequeninos e brancos, muito moles, e que vão ficando mais escuros até serem castanhos e duros como os dos pais.
- Sempre que sentem que algum animal os quer atacar, os ouriços metem a cabeça entre as patas e enrolam-se todos numa bola. Assim, ficam protegidos dos inimigos por uma forte armadura de picos!
Informação retirada do site:
http://www.junior.te.pt/servlets/Home
Espreita, é muito interessante.