Este blog revela as várias atividades realizadas na Unidade de Apoio à Multideficiência e SurdoCegueira Congénita do 2/3ºCiclo. O seu objectivo principal é partilhar ideias, atividades e tarefas, livros infantis e técnicos … A comunicação é o eixo central de toda a intervenção e a aprendizagem deve centrar-se em experiências da vida real...
Modelo de literacia inicial
Deixamos um pequeno texto retirado do Modelo de Literacia Inicial (Beggining Literacy Framework)
Como professores, muitas vezes achamos que não existem materiais apropriados para os nossos alunos. Muitas vezes achamos que temos que modificar, criar ou procurar os materiais adequados. Na indústria, temos que ser capazes de identificar e /ou criar materiais que não sejam apenas apropriados à idade e motivadores mas também adequados ao seu nível de literacia. Os alunos precisam de: • Materiais que correspondam às suas capacidades: temos que perceber o nível de literacia do aluno e adequar materiais às suas competências. É fundamental fornecer materiais e formação, de modo a que o aluno possa avançar nas suas competências leitoras. • Oportunidades de leitura: É crucial certificarmo-nos que o material electrónico fornece aos alunos oportunidades de leitura. Tantas vezes pomos o computador a ler tudo para os nossos alunos. Por vezes, eles precisam menos de ajuda e mais oportunidades para ler partes do texto, para elaborar as suas próprias histórias (fingem ler) enquanto olham para livros e oportunidades para ler textos convencionais. • Materiais baseados em padrões: É cada vez mais necessário fornecer materiais relevantes e ligados aos padrões curriculares. Isto impulsiona a participação, a inclusão e a responsabilidade dos alunos.......etc
Mais informação ...no blogue do cantic ...